Viver é acreditar que cada minuto é um milagre que não se repetirá jamais!

Amar o que se Acretida e Lutar pelo que se Ama!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Resenha


A arte de fazer um jornal diário, por Ricardo Noblat

Ricardo Noblat deixa claro um ponto de vista ainda não pensado por muitos de nós aspirantes a jornalistas. E ele descreve muito bem a importância do jornal se renovar.
No primeiro capítulo onde ha diálogo entre um jornalista e um senhor de meia idade, ele nos dá um tapa na cara, nos chamando para a realidade, do porquê o jornal ser feto da mesma forma, porque se fala dos mesmos assuntos em todos os jornais e se tudo tende a ser renovado porque não na imprensa escrita. Nesse diálogo também é levado em conta algo presente nas redações de hoje e esses assuntos são debatidos em grante parte do livro, que é a inexperiência de jovens com cargos altos nas redações. A mão -de-obra de jornalistas experientes, por sua vez é mais cara, foi trocada por uma mão-de- obra mais barata, porém sem bagagem profissional.
É também comentado por todo livro que os jornais precisam olhar mais para os seus leitores, e pelo que foi narrado os jornais sabem quais são suas falhas, os públicos que não atingem e o pior sabem o que atrai a esses públicos, mas nada é mudado. Nessa afirmação de Noblat é possível notar esse fato,"estou convencido de que os donos de jornal e o jornalistas compartilham o firme propósito de acabar com os jornais", disse.
Noblat trata a vaidade dos jornais com excelência, uma frase dele para embasar essa observação, " o que interessa ao público nem sempre é de interesse público", ressalta Ricardo.
O livro é rico em dicas para nos estudantes,dica de como fazer uma notícia completa, como abordar o entrevistado, como se relacionar com suas fontes, como fazer jornalismo. Não indico essa leitura apenas para futuro jornalistas, mas principalmente para aqueles que estão atuando no ramo e como eu não tiveram a sensibilidade que Ricardo Noblat teve para discutir assuntos óbvios, porém ignorados por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário